dscn8730

Travessia Pico Garuva – Monte Crista

Esta travessia começou abaixo de chuva e com pouquíssima visibilidade e terminou com uma gratificante sensação de missão cumprida.

mapa-garuva-crista-2

Tipo: Travessia
Duração: 16-18 horas
Percurso: 24,55 km
Altitude inicial: 41 msnm
Altitude máxima: 1.528 msnm
Altitude final: 1.392 msnm
Ganho de elevação: 1.504 m
Esforço: Pesado
Exposição ao risco: Severa
Orientação: Difícil
Insolação: Média

Pontos de interesse:
Pico Garuva
Pedra do Lagarto
Cabeluda
Caminho do Peabiru (Trilha dos Jesuítas)

Estação do ano / Mês:
Outono / Maio

Dava pra dizer que estávamos em qualquer pico e ninguém poderia negar, mas esse é o Pico Garuva. Eu juro.

Aguardamos a boa notícia meteorológica até o último momento da véspera, mas ela simplesmente não veio. Segundo todas as fontes consultadas, deveríamos encontrar frio, chuva e vento durante os mais de mil metro de elevação do Pico Garuva. Era um prognóstico pouco animador, mas quer saber? A mochila já estava fechada. E tenho mais preguiça de desfazer a mochila do que de caminhar com 12 kg nas costas abaixo de chuva.

Dia 01: Garuva – Pico Garuva – Pedra do Lagarto – Camping

Eu já falei que ia chover?

Pois choveu. Mal pudemos nos iludir que o tempo iria se firmar e começou aquela chuvinha fina que parece que não molha, mas que deixa o ar mais denso e a mochila mais pesada.

Eu não conhecia nada da trilha. Pra ser bem sincero, mal sabia a distância que percorreríamos. Tanto que nem tomei café da manhã.

 

Estiveram comigo na aventura o condutor Anderson “Batman” e os veteranos Afonso, Daiane e Saulo.

Equipamentos revisados, partiu! Às 3h da madrugada, deixamos Joinville com destino ao município limítrofe de Garuva. Por questões de logística, fizemos o deslocamento em dois carros deixando um no começo e o outro no final da trilha.

Dia 02: Pedra do Lagarto – Cabeluda – Base Monte Crista

Atenção:

As fazendas dos Campos de Altitude do Quiriri são propriedades particulares acessíveis apenas com veículos de tração integral (4×4) e/ou trilhas de elevado grau de dificuldade. Não ingresse sem autorização expressa dos proprietários, sob risco de sofrer sanções legais.

Conhecimentos avançados de navegação por GPS são imprescindíveis para realização de qualquer trilha na região.

Para mais informações, consulte a Secretaria de Turismo de Campo Alegre – SC através do e-mail turismo@campoalegre.sc.gov.br ou do telefone (47) 3145-1919.