Campos do Quiriri

Quiriri significa silêncio noturno ou povo silencioso / calado / taciturno no idioma dos primeiros habitantes da região, os Tupiniquins. Geograficamente, trata-se de uma extensa área formada por vales, colinas e montanhas de até 1.580 metros abrangendo as cidades catarinenses de Joinville, Garuva e Campo Alegre e a paranaense Tijucas do Sul.

Rezam as lendas antigas que os indígenas assaltavam os tropeiros que ali passavam no caminho entre o Rio Grande do Sul e as Minas Gerais. Nessa época, muito ouro roubado teria sido escondido nas grutas da região. Mitos à parte, certo é que hoje o único risco de visitá-la é apaixonar-se e não querer mais ir embora.

É importante ressaltar que o Quiriri a que me refiro aqui é o Alto Quiriri, também conhecido como Fazendas do Quiriri, Campos do Quiriri ou Campos de Altitude do Quiriri. Não confundir com o Baixo Quiriri, que é uma localidade pertencente à Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Dona Francisca, no distrito joinvilense de Pirabeiraba.

Desde Joinville – SC, são diversos os trajetos possíveis para se chegar à região dos Campos de Altitude do Quiriri. Para efeitos de simplificação, considerei a Pedra da Tartaruga como ponto de referência no cálculo das distâncias:

Via Campo Alegre / Serra Dona Francisca: 45 km de asfalto, 50 de estrada de chão e 6 km de trilha moderada.

Via Tijucas do Sul / Serra de Curitiba: 80 km de asfalto, 35  km de estrada de chão e 6 km de trilha moderada.

Via Trilha do Monte Crista: 30 km de asfalto, 4 km de estrada de chão e 30 km de trilha pesada superior.

Via Trilha do Queijo: 40 km de aslfalto e 8 km de trilha pesada superior.

Pedra da Tartaruga vista desde a Pedra da Divisa.

Atenção:

As fazendas dos Campos de Altitude do Quiriri são propriedades particulares acessíveis apenas com veículos de tração integral (4×4) e/ou trilhas de elevado grau de dificuldade. Não ingresse sem autorização expressa dos proprietários, sob risco de sofrer sanções legais.

Conhecimentos avançados de navegação por GPS são imprescindíveis para realização de qualquer trilha na região.

Para mais informações, consulte a Secretaria de Turismo de Campo Alegre – SC através do e-mail turismo@campoalegre.sc.gov.br ou do telefone (47) 3145-1919.